Histórico e Missão

HISTÓRICO

A criação da Biblioteca Pública como entidade desvinculada do Arquivo Municipal, data de 29 de fevereiro de 1952 pela Lei nº11.

Em 30 de maio de 1952, pela Lei nº24, sua denominação oficial passou a ser Biblioteca Pública Municipal “Paulo Setúbal”. Quando do governo de Osni de Medeiros Regis.

No ínicio da década de 1960, o vereador Dr. Aron Kippel, lancou na câmara de vereadores a ideia  para construção de um prédio para receber a Biblioteca Pública Municipal. Mas somente em 1964, sendo ele presidente do Rotary Clube, começou a tomar vulto o seu grande desejo de fazer uma edificação para abrigar essa entidade.

Pela Lei nº244  de 01 de setembro de 1965, ficou sendo “Biblioteca Pública Municipal”.

O prédio da Biblioteca Pública teve sua pedra fundamental lançada dia 04 de maio de 1967, ocasião e, que foi instalada provisoriamente numa casa de madeira no Parque Jonas Ramos. A partir daí, uma campanha pró-construção foi iniciada e divulgada, através da imprensa, junto a indústria, comércio e nos estabelecimentos escolares, sob a coordenação geral do Rotary Clube Lages Norte. Tendo como Presidente o Sr. Carlos Dorval Macedo e sendo o Prefeito, Dr. Nilton Rogério Neves.

O projeto arquitetônico foi criado e oferecido pelo Dr. Antonio Rogério de Macedo. Os cálculos estruturais foram cortesia do Dr. Renato Furtado Arruda e do Dr. Willy João Brunn. A maquete foi de autoria do artista plástico Marino José Malinverni.

O Sr. Juarez Rogério Furtado, então prefeito municipal, empenhou seus maiores esforços para entregar o quanto antes, esta obra à comunidade. No dia 29 de outubro de 1975, após longos anos de trabalho conjunto do poder público e da comunidade, o prédio da Biblioteca Pública foi inaugurado.

O projeto de Lei 052/2006 do vereador Sargento Pacheco, sugerido pela ex-presidente do Rotary Clube de Lages – Jonilda Wagner, ganhou com unanimidade na câmara e em 09 de agosto de 2006, a Biblioteca Pública Municipal passa a denominar-se “Carlos Dorval Macedo”.

Dia 26 de agosto de 2010 é inaugurado uma extensão da Biblioteca no Terminal Urbano “Nossa Senhora dos Prazeres”, denominado Ponto de Leitura “Rita de Cássia Proença”. Projeto este idealizado pela vereadora municipal Neusa Zangelini, e em parceria com a Prefeitura Municipal, Empresa de Transporte Urbano Transul e o Itaú Social, oportunizaram à comunidade lageana mais um espaço de acesso aos livros e a literatura.

Em  14 de fevereiro de 2011 (data da assinatura do decreto), a Biblioteca Pública Municipal passa a integrar  ao Sistema Municipal de Educação. Pelo decreto nº12.138, sancionado pelo Prefeito Renato Nunes de Oliveira.

Em  setembro de 2011, ainda na gestão do Prefeito Renato Nunes de Oliveira e da Secretária de Educação Sirlei Rodrigues e sob coordenação de Miriam de Fátima Machado Rosa (coordenadora há mais tempo no cargo) é inaugurada a primeira revitalização do prédio onde está localizada a Biblioteca Pública Municipal “Carlos Dorval Macedo”, no Parque Jonas Ramos.

MISSÃO

A Biblioteca Pública Municipal “Carlos Dorval Macedo”, desde a sua fundação em 29 de fevereiro de 1952, tem como principal missão:
- Garantir à comunidade lageana o acesso à informação e ao conhecimento, como forma de impulsionar e potencializar seu desenvolvimento.

Esta missão é conquistada através de ações como:
* Ponto de Leitura “Rita de Cássia Proença”, oportunizando aos usuários do Terminal Urbano “Nossa Senhora dos Prazeres” e interessados em mais um espaço de acesso as obras de literatura, jornais e revistas.
* Encantos e Encantamentos (Hora do Conto), que contribui sobremaneira para a formação de novos leitores através da promoção da literatura infantil e infanto-juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário