Sebastião Godoy, Névio Fernandes, Amilton Werlich, Antonio Rogério Macedo,
Ari Barbosa de Jesus, Lenir Crestani, Carlos Henrique Camargo
A atual coordenadora, Lenir Crestani, comentou que Lages está de parabéns por ter uma Biblioteca tão bonita e bem localizada, e que todos que ainda não conhecem deveriam visitá-la. O Secretário de Educação, Amilton Werlich, destaca que apesar das facilidades da internet, o livro jamais perderá seu espaço. “O livro sempre será clássico e tradicional e nunca perderá sua grandeza, é uma oportunidade única de ter a sensibilidade de conhecer o autor mais a fundo”, diz.
O jornalista, escritor e membro da Associação Lageana de Escritores (ALE), Nevio Fernandes, também marcou presença no evento. “O livro não perdeu sua capacidade de atrair as pessoas, vemos isso porque sempre tem leitores visitando a Biblioteca. Quem admira o livro ainda o usa como fonte de consultas”, destaca.
Durante a cerimônia, entre os homenageados esteve Ary Barbosa, que ajudou na colocação da Pedra Fundamental, que foi lançada no dia 04 de maio de 1967, quando a Biblioteca ainda funcionava em uma sede de madeira. Ele conta que foram necessárias duas máquinas emprestadas do 10° Batalhão de Engenharia e Construção para poder deslocar a pedra, devido seu grande tamanho e peso.
O arquiteto responsável pelo projeto de construção do prédio da Biblioteca, Antônio Rogério Macedo, também foi um dos lembrados. A obra foi concluída graças à iniciativa dos Rotarys Clubes Lages Norte e Lages Centro, que buscaram parceiros para a construção. O prédio, que até hoje abriga a Biblioteca Pública, foi entregue a comunidade em 1975.
Em 2011, com trabalho conjunto entre o poder público, funcionários e comunidade, a edificação ganha a sua primeira revitalização. A edificação, que estava bastante desgastada, com pichações e infiltrações que comprometiam o acervo, ganha novos ares.
Atualmente a Biblioteca Pública Municipal conta com mais de 35 mil títulos (Literatura e Referência) e mais de 27 mil periódicos (jornais e revistas). O acervo musical compõe 7.500 discos e cerca de 780 livros e CD’s em braile.
Texto: Aline Tives
Foto: Patricia Berlanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário